“Loucuras Anunciadas” – obras do pintor Francisco Goya desembarcam em Brasília.

Coleção de gravuras que revela o período mais obscuro do artista espanhol entra em cartaz no dia 10 de janeiro na CAIXA Cultural Brasília

 

A CAIXA Cultural Brasília apresenta, de 10 de janeiro a 04 de março, a mostra Loucuras Anunciadas, do artista espanhol Francisco de Goya (1746-1828). A coleção, também chamada de Disparates, que reúne 20 gravuras, é uma edição póstuma da Academia de Belas Artes de Madri, que adquiriu as pranchas em 1864.

O ciclo apresentado em Brasília é considerado o mais obscuro e complexo da produção de Goya. O período em que as gravuras foram feitas não é muito preciso; de acordo com especialistas, devem ser de 1815 a 1820. Goya tinha decidido não publicá-las, por causa da perseguição aos iluministas à época.

As enigmáticas gravuras são as últimas obras gráficas de Goya. Disparates é uma série que revela visões, violência, sexo, deboche das instituições relacionadas com o regime absolutista, crítica aos costumes e ao clero.

 

Gravuras ampliadas

 

Segundo a curadora Mariza Bertoli, a exposição contará também com diversas atividades interativas. “Pensei em um espaço que gerasse inquietações e curiosidade. Os participantes estarão vivenciando, de fato, o exercício estético. O estético na arte é o que comove, e a sua finalidade é colocar-nos na obra que está nos nossos olhos; promover um conhecimento sensível”, explica Mariza.

“Será uma experiência forte fotografar-se nestes cenários, que são as gravuras aumentadas. Ver-se entre os loucos é inusitado. Valorizar a liberdade de não estar ‘ensacado’. Afinal, no início da mostra, nos perguntamos: pode-se anunciar loucuras?”, completa a curadora.

A mostra contará com duas grandes gravuras impressas para que as pessoas se fotografem diante das imagens. Uma delas, contará com sacos, tal como na gravura original - “Os ensacados” (Los ensacados), que estará na exposição. A gravura remete à opressão, ao desespero e à própria sensação da surdez. Goya perdeu a audição aos 46 anos.

Acessórios e vestuários também ficarão à disposição, para que as pessoas possam se caracterizar e fazer suas próprias produções para fotografia. As gravuras ampliadas medem 1,8m x 2,75m. Além disso, estarão disponíveis ainda diversas máscaras e dois espelhos, um côncavo e outro convexo, para que os visitantes se vejam por outras perspectivas.

 

Além da mostra, acontece palestra (com entrada franca), dia 10 de janeiro, a partir das 15h, ministrada pela curadora da exposição - Mariza Bertoli.

O evento é voltado a estudantes de artes visuais e artistas e limitado a 25 participantes.

Inscrições através do e-mail palestragoya@gmail.com.

Serão abordadas as fases da carreira de Francisco Goya. Os participantes ganharão catálogo da mostra (acesse: issuu.com/colateralcomunicacao/docs/cat__logo_loucuras_anunciadas_franc)

Cadastre seu evento

Publique gratuitamente seu evento no site Agenda Cultural Brasília

Cadastrar
Criador de sites 300x250.png
Forum de Cultura.jpg
picasion.com_c1dad0ffc4421800d6c24ad2d93a7d8c.gif
Coberturas agenda.gif